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O Pilates e o Treinamento funcional têm como princípio preparar o corpo de maneira segura e eficiente, visando o centro do corpo e a capacidade funcional. O Treinamento funcional no Pilates é um trabalho de força que utiliza os músculos do tronco e da pelve, a partir da estabilização estática e dinâmica, desenvolvendo a musculatura para melhor desempenho.

É um sistema de treinamento funcional aplicado a reabilitação, onde todo o processo é feito através de movimento ativo pensando na prevenção e tratamento e tendo como base 5 pilares fundamentais:
1. Os movimentos primitivos básicos de: deslocar para frente, para trás, para cima, para baixo e para os lados, alcançar, puxar, empurrar e girar;
2. As habilidades biomotoras, força, equilíbrio, resistência, coordenação, flexibilidade, velocidade, resistência cardiovascular, agilidade, potência, coordenação e precisão
3. Habilidade funcionais básicas - reorganização funcional musculoesquelética
4. O acionamento do centro do corpo
5. O Método Pilates, centramento, fluidez, precisão, respiração, concentração, controle

Banefícios:
Melhora da postura, do equilíbrio muscular, do desenvolvimento esportivo, na eficiência dos movimentos, do equilíbrio estático e dinâmico, diminuição de ocorrências de lesões, maior estabilidade da coluna vertebral, desenvolvimento da consciência sinestésica (sensação de movimento), das qualidades físicas treináveis (força, equilíbrio, coordenação motora, resistência muscular e cardiovascular central e periférica, melhora da estabilidade e movimento lateral, flexibilidade e propriocepção.

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